Buscar
  • Sérgio Ferreira

Quero me tornar um desenvolvedor. O que devo fazer?


Em meio a um cenário onde profissionais da área de TI se tornaram escassos e temos uma demanda de mercado não atendida, muitos profissionais buscam ajustar suas carreiras em troca de um mercado promissor.


Segundo a IDC Brasil, a expectativa de crescimento do mercado de TI para 2021 é de 11,1%. Em meio ao cenário de pandemia em que vivemos, esse número desponta se comparado com as demais áreas do mercado, chamando a atenção de muitos profissionais.


Então, se eu me tornar um desenvolvedor, vou conseguir emprego com salário atrativo?

Na realidade não é bem assim. Assim como para as demais funções de mercado, a grande carência é de profissionais que possuem experiências específicas. Adicionalmente, existe uma diversidade enorme de posições, com uma quantidade de siglas e nomenclaturas que são complicadas de entender quando não você nunca atuou na área.


Porém, isso não é motivo para desistir. Hoje existem diversos cursos rápidos, webinars, materiais gratuitos na internet, YouTube, etc.


Vamos deixar algumas dicas aqui para quem quer começar.

1- Procure entender quais são as principais posições existentes nesse mercado (Full Stack, Web Developer, Software Architect, Scrum Master, Front End, DevOps, etc) e compreenda por qual parte do processo cada uma delas é responsável.

2- Se interessou por alguma delas? Procure saber quais são as ferramentas e linguagens de programação associadas à função que lhe interessou. Nos dias atuais, os desenvolvedores conhecem um volume grande de ferramentas e linguagens.

3- Procure suporte de algum profissional conhecido ou mesmo no Linkedin para conseguir orientações específicas.

4- Busque uma formação relativa à área escolhida.

5- Estude inglês. Toda a linguagem e documentação está nesse idioma.

6- Estude bastante e monte um GitHub para poder apresentar os trabalhos realizados.

7- Hora de buscar uma vaga. Invista em sua rede de relacionamento e também nas principais plataformas de vagas. Observe que existem plataformas específicas para desenvolvedores.


Por algumas vezes, nossos Tech Recruiters, que são os recrutadores especializados em buscar profissionais de tecnologia, encontraram profissionais com menos de 20 anos de idade, já com salários acima de R$15.000,00 por mês, trabalhando 100% em home office.


É um mercado que hoje paga bem, porém o desenvolvimento do profissional não ocorre da noite para o dia. Portanto, tenha foco e boa sorte.

14 visualizações0 comentário