Buscar
  • Sérgio Ferreira

Agronegócio e mercado de trabalho

O ano de 2020 trouxe inúmeras perdas na economia, sendo o Brasil afetado fortemente com uma redução de 4,1% no PIB em relação a 2019. Contribuindo para essa retração estão os setores de serviços e indústria. E na contramão dessa tendência temos o setor agropecuário que apresentou crescimento de 2% de acordo com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.


Como consultoria, observamos ao longo dos últimos anos uma profissionalização muito forte demandada por esse segmento, sendo uma delas a busca por Executivos com capacidade de mudar a cultura do negócio e se adaptar a nova realidade de mercado.


Adicionalmente, observamos uma série de investimentos em tecnologias para a produção, muitas advindas de startups. Dentre elas, algumas muito criativas e interessantes, como por exemplo o uso de drones para mapeamento de lavoura e coleta de dados buscando incremento de produção, sensores para monitoramento da dosagem de fertilizantes, tratores mais leves e autônomos e até sementes personalizadas com modificações genéticas.


E aqui vai nossa dica: acompanhe de perto esse mercado. Se você não está nele, existem diferentes portas de entrada. Seja pela área comercial, ou mesmo se disponibilizando a trabalhar em uma região mais remota. Siga os grandes players e conecte-se com pessoas da área.


Abraços e boa sorte.


Fonte:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30165-pib-cai-4-1-em-2020-e-fecha-o-ano-em-r-7-4-trilhoes#:~:text=Em%202020%2C%20tendo%20em%20vista,s%C3%A9rie%20hist%C3%B3rica%2C%20iniciada%20em%201996.



13 visualizações0 comentário